CURSO DE RECARGA DE TONER PB E COLOR

CURSO DE RECARGA DE TONER PB E COLOR

Artigos

O Mercado de Reciclagem de Cartucho

O Governo dos EUA, através de normativas do DOE (Departamento de Energia), recomenda entre os órgãos públicos o uso de cartuchos remanufaturados, como forma de economizar sem sacrificar a qualidade e o ambiente. Existem bolsas de mercadorias, com disponibilidade de marcas e modelos, que são atualizadas entre os órgãos públicos. O DOE também demonstra que a economia em cartuchos de toner está entre 10% e 40%, se comparados com cartuchos novos. Existem institutos e laboratórios independentes, como o Torrey Pires Research e o Buyer´s Laboratory, que verificam o desempenho qualitativo de cartuchos, rotulando o serviço de remanufatura com selos de qualidade, em testes onde a performance é igual ou até melhor que o cartucho OEM (Original Equipment Manufacturer). A que cabe lembrar uma peculiaridade: os cartuchos dos fabricantes não são feitos pelos fabricantes, e sim por empresas em regime de OEM, sujeitas a falhas e a teste de desempenho tais quais os remanufaturados.

Dados revelam que este mercado de reciclagem economizou nos EUA, no ano de 1999, mais que 2 milhões de libras (907 toneladas) de plástico e metais oriundos de cartuchos que foram destinados a aterros.

Comunidades como a Igreja Metodista da Broadway (EUA) montaram programas win-win-win (pró-educação, pró-economia e pró-ambiente) de coletas de cartuchos em lojas especializadas, que são revendidos aos remanufaturadores, e revertem como benefícios para os membros da própria comunidade.

Na Europa já existem associações que regulam e qualificam a atividade de remanufatura: a Associação de Recicladores de Cartuchos do Reino Unido (UKRA) e a Federação Européia de Recicladores de Cartuchos e Suprimentos (ECRS) são exemplos disso. Elas possuem selos de qualificação para empresas que possuem estruturação técnica e física, para apresentar serviços iguais ou melhores que os dos fabricantes OEM. Como os controles de qualidade e a bateria de testes sobre os serviços dos remanufaturadores são maiores do que os usados para o fabricante OEM, na maioria das vezes, o índice de rejeição é menor do que os dos últimos. Devemos lembrar que os remanufaturadores estão trabalhando com cartuchos que, sabidamente, já foram para o mercado e, algum dia, já funcionou perfeitamente.

A indústria de remanufatura de cartuchos de toner envolve 10.000 companhias e emprega 65.000 pessoas no mundo todo, gerando mais de US$ 160 milhões somente nos Estados Unidos. E é uma indústria que continua crescendo, graças a investimentos em novas tecnologias, a sua competência e a constantes campanhas de conscientização ecológica.